Sexto dia da Novena ao Espírito Santo

 sexto dia

Oração Inicial

 

Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: Queridos irmãos e irmãs, que a nossa novena de hoje nos ajude a abrir o coração e a mente para compreender e acolher a Palavra de Deus.

Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Dir.: Espírito Divino, de misericórdia infinita, peço-vos abrir o caminho da santidade, das graças divinas, da harmonia, do amor e da adoração à Santissima Trindade, da bem-aventurança para nós aqui reunidos, para nossa família, para todos aqueles que te invocam como também para todos aqueles que desconhecem e não creem na sua existência divina.

Todos: Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo o que por bondade e misericórdia divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à SANTÍSSIMA TRINDADE por meio do Imaculado Coração da Virgem Maria.

Dir.: Dá-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina Caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor.

Todos: Amém.

 

Dir.: Deus, vinde em nosso auxílio.

Todos: Senhor, apressai-vos em socorrer-nos.

Dir.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Cântico:

Dá-nos Senhor, FILIAL PIEDADE,

a doce forma de amar enfim:

para que amemos quem, na verdade,

aqui amou-nos até o fim.

Dá-nos, Senhor, esse dom, essa luz,

e nós veremos que o Pão é Jesus!

Dir.: Vinde, Espírito de PIEDADE, vinde morar em nossos corações, tomai conta deles e santificai todos os seus afetos.

L1: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Todos: Vinde renovai a face da terra.

(repete-se por 7 vezes)

 

Todos: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo concebestes o Salvador, rogai por nós.

 

Reflexão:

Em uma leitura atenta do Evangelho nos irá dizer que, se no Antigo Testamento, Deus quis ser conhecido e repeitado mais como Senhor, no Novo Testamento Ele preferiu ser amado como Pai, fazendo-nos ver, mais do que seu poder e grandeza, o seu amor e misericórdia. Podemos assim dizer que Deus não se contentou apenas com o nosso respeito e temor; Ele quer também o nosso amor e a nossa confiança de filhos, pois Ele também nos ama, e com um amor infinito.

Pela virtude da religião devemos prestar a Deus o nosso culto de adoração, no qual aparecem nossa obediência e respeito Àquele que reconhecemos Senhor absoluto de todos e de tudo. Mas é principalmente o dom da Piedade que nos mostra Deus como um Pai, preocupado sempre com a felicidade dos seus filhos. É, assim, o dom que desperta em nós o amor com que o devemos amar, pondo, em nossa vida, não somente aquele dom de submissão a um Senhor, mas de amor e confiança diante de um Pai. É o dom que nos faz ver em tudo uma prova do amor como Deus nos ama. Mesmo os sofrimentos de nossa vida ganham a cor, não de um castigo, mas de uma ocasião que o Pai nos dá para que n'Ele depositemos a nossa confiança filial.

Somente um amor ao Pai nos levará a amar nossos semelhantes como a nós mesmos. Poderíamos amar a Deus como Pai, não amando a nossos irmãos? Com o mesmo amor que amarmos a Deus deveríamos amar também os nossos semelhantes, sabendo que todos somos filhos daquele mesmo Pai que está nos céus.

Peçamos agora ao Espírito Santificador que transforme a nossa vida pelo seu dom da Piedade, para que saibamos ver em Deus aquele Senhor ao qual pertencemos, não esquecendo que Ele é o Pai, esperando pelo nosso amor e pela nossa confiança filial; e para que nossa vida seja uma expressão sincera do amor ao Pai e a nossos irmãos.

 

 Todos: Pai nosso...

Dir. Ó Espírito Santificador, que o vosso dom de Piedade nos faça cada vez mais filhos de Deus e irmão de nossos irmãos, por um amor sincero, generoso e constante.

Todos: Amém.

 

Dir. : Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Sugestão para praticar: "Visitar uma pessoa doente e pobre".

SIGA-NOS NO FACEBOOK