Segundo dia da Novena ao Espírito Santo

segundo dia

Oração Inicial

 

Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dir.: Queridos irmãos e irmãs, que a nossa novena de hoje nos ajude a abrir o coração e a mente para compreender e acolher a Palavra de Deus.

Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Dir.: Espírito Divino, de misericórdia infinita, peço-vos abrir o caminho da santidade, das graças divinas, da harmonia, do amor e da adoração à Santissima Trindade, da bem-aventurança para nós aqui reunidos, para nossa família, para todos aqueles que te invocam como também para todos aqueles que desconhecem e não creem na sua existência divina.

Todos: Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo o que por bondade e misericórdia divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à SANTÍSSIMA TRINDADE por meio do Imaculado Coração da Virgem Maria.

Dir.: Dá-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina Caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor.

Todos: Amém.

 

Dir.: Deus, vinde em nosso auxílio.

Todos: Senhor, apressai-vos em socorrer-nos.

Dir.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Cântico:

Dá-nos Senhor, o ENTENDIMENTO, 

que tudo ajuda a compreender,

para nós vermos como é alimento

o pão e o vinho que Deus quer ser.

Dá-nos, Senhor, esse dom, essa luz,

e nós veremos que o Pão é Jesus!

Dir.: Vinde, Espírito de ENTENDIMENTO, iluminai a nossa mente com a luz da Eterna Verdade e enriquecei-a de puros e santos pensamentos.

L1: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Todos: Vinde renovai a face da terra.

(repete-se por 7 vezes)

 

Todos: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo concebestes o Salvador, rogai por nós.

 

Reflexão:

A palavra "entender" tem sua origem num termo latino que significa ler interiormente. Assim, já percebemos que o dom do Entendimento nos leva a penetrar as verdades sobenaturais, lendo no mais intimo dessas verdades o que elas realmente nos querem transmitir. 

As verdades da fé nos oferecem à nossa reflexão um campo imenso, que somente chegamos a percorrer e explorar mediante o dom do Entendimento. Se pela fé nós admitimos e cremos nas Verdades eternas, é pelo Entendimento que nós podemos chegar a compreender o que elas significam e representam para a nossa vida sobrenatural. 

Uma mãe sem muito estudo pode compreender o íntimo de seus filhos, porque o amor de seu coração materno lhe dá uma misteriosa intuição para decifrar e compreender certos segredos que nenhum outro coração poderia penetrar. Assim também a alma que ama realmente a Deus, à medida em que cresce nesse amor, vai ganhando, pelo dom do Entendimento, como uma intuição sobrenatural que a faz penetrar nos mistérios de Deus, podendo então admirar e compreender os caminhos que o amor infinito percorre para chegar até nós.

Recordemos portanto, que enquanto estivermos peregrinando neste mundo, o nosso conhecimento de Deus ou das verdades sobrenaturais nunca será perfeito; nossa capacidade não dá para tanto, mesmo que auxiliada pelo dom do Entendimento. Somente poderemos penetrar e compreender o que Deus nos quiser manifestar, de acordo com nossas necessidades.

Ainda é de se observar, que o Dom do Entendimento, não nos é dado para a compreensão daquilo que só diz respeito a este mundo. Para isso, Deus já nos deu a inteligência, o uso dos sentidos, etc. O Entendimento nos é dado como um auxílio para o conhecimento mais profundo de Deus e de tudo o que nos possa favorecer espiritualmente.

Com esse dom, nos é permitido ver tudo o que se refere a Deus e à sua vida em nós, à maneira dos santos que tudo entendiam sob o prisma do amor. Os acontecimentos que fazem a história da humanidade, a nossa miséria, a razão dos sofrimentos, a virtudes das almas santas, tudo enfim poderá encontrar uma explicação no amor infinito e misericordioso do Pai, que tudo ordena e dirige para o bem de seus filhos. 

Peçamos hoje ao Espírito Santo que nos faça compreender sempre que Deus é o único Amor digno de ser amado, a única Beleza que devemos desejar neste mundo; para que desprendidos de tudo, possamos viver apegados somente à riqueza infinita de Deus.

  

Todos: Pai nosso...

Dir. Nós vos agradecemos Deus Todo-Poderoso e Misericordioso, por todos os benefícios que nos tendes concedido. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém.

Sugestão para praticar: "Dar o primeiro passo para aproximar-me de alguém que não se dá bem comigo"

 

 

SIGA-NOS NO FACEBOOK