Ano da Vida Consagrada

Congresso Nacional da Vida Consagrada


O Congresso Nacional da Vida Consagrada, aconteceu em Aparecida - SP, nos dias 07 a 10 de abril de 2015. 

Segue, alguns arquivos que a CRB Nacional já tem disponíveis.

 

painel

1 - ACOLHENDO A MISTAGOGIA

(Profa. Dra. Rosemary Fernandes da Costa)

O tema da pedagogia da fé nos situa diante dos diversos campos de ação evangelizadora como também das muitas dimensões da evangelização, seja o anúncio da Palavra e seguimento de Jesus, seja a iniciação sacramental, a vivência comunitária e eclesial, o acompanhamento da Tradição e do Magistério da Igreja e o diálogo atento e fecundo com as culturas e com a realidade social.  Como orienta os documentos da Igreja, podemos falar das muitas “tarefas” da evangelização. (DGC 30, 52, 68, 84-85; EN 66)

Continuar lendo o material... acolhendoamistagogia_rose.doc

  

2 - ALCANÇADOS PELO MISTÉRIO

Palestra para o Seminário-Congresso da VRC, Aparecida, 8 de abril 2015.

Como já foi sinalizado ontem à tarde, nós desejamos, neste seminário-Congresso da VRC, não apenas falar da atitude profética e do processo mistagógico na VRC mas na medida do impossível com mais de 2000 participantes, vivenciar juntos algo deste processo mistagógico e desta atitude profética que no fundo são duas facetas inseparáveis da mesma busca: uma busca por mais interioridade que nos projeta para novos campos de missão.

 - Continuar lendo o material... Alcançados pelo Mistério

  

3 - CARTA AO PAPA FRANCISCO

Querido Papa Francisco, 

A Vida Religiosa Consagrada do Brasil vem saudá-lo com a ternura de um coração que ama e se dirige ao Papa como a um irmão muito querido. Receba o nosso abraço, um abraço de quem entra “pela porta do coração”, aquela porta que identifica todo o povo brasileiro, mas de forma muito especial, as pessoas consagradas deste imenso Brasil. 

 Continuar lendo o material... Carta ao Papa Francisco

 

4 - CONGRESSO DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

A Bíblia, no Primeiro Livro dos Reis, nos apresenta uma extraordinária experiência de Deus, tendo como protagonista o profeta Elias. O fato ali narrado ocorreu cerca de nove séculos antes da era cristã. Mesmo datando o fato, trata-se de uma narrativa exemplar, um roteiro mistagógico, uma narrativa catequética. 

- Continuar lendo o material... Congresso da Vida Religiosa Consagrada

 

5 - MENSAGEM DO CARDEAL DOM DAMASCENO

 "A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos. Assim, a Igreja pode ao mesmo tempo manifestar o Cristo e reconhecer-se como esposa do Salvador. A vida religiosa é convidada a significar, em suas variadas formas, a própria caridade de Deus, em linguagem de nossa época.  " (Catecismo da Igreja Católica, 926). 

- Continuar lendo o material... Mensagem do Cardeal Dom Damasceno

 

6 - HOMILIA DE DOM JAIME SPENGLER, ofm

Caros consagrados e consagradas, a paz do Ressuscitado!

Pedro e João subiram ao Templo para a oração... Também a Vida Consagrada presente no Brasil se pôs a caminho e subiu, nestes dias, ao Santuário da Mãe Aparecida para rezar. A Igreja no Brasil se une a todas as expressões de Vida Consagrada, reconhecendo todo o bem feito, que se faz e haverá de se continuar fazendo Brasil afora por homens e mulheres que consagram suas vidas em favor do Reino de Deus. 

- Continuar lendo o material... Homilia de Dom Jaime Spengler, ofm

 

7 - NOTA ENVIADA AO GOVERNO

A Conferência dos Religiosos do Brasil, por ocasião do Congresso Nacional para a  Vida Consagrada, realizado nos dias 07 a 10 de abril de 2015, em Aparecida, São Paulo, com a presença de mais de dois mil Religiosos e Religiosas de muitas Congregações e Institutos de Vida Consagrada, Sociedade de Vida Apostólica e Institutos Seculares, de todo o Brasil, refletiu, entre outros assuntos,  sobre o complexo e difícil momento pelo qual passa o País, sobretudo no que se refere à ameaça aos avanços sociais e aos processos democráticos, que consolidamos nos  últimos anos, bem como sobre as dificuldades econômicas que assolam nossa população.

- Continuar lendo o material... Nota enviada ao Governo

 

8 - PEREGRINO VIGILANTE, MÍSTICO, MILITANTES, PROFETAS DE UMA IGREJA EM SAÍDA

O projeto de uma “Igreja em saída” (EG 20ss; PER 1a, 11b) indica o horizonte de transformação missionária da Igreja e da vida consagrada “como kairós que exige renúncias” (PER 11b) e “abandono deste cômodo critério pastoral: «fez-se sempre assim»” (EG 33). Jamais alcançaremos o horizonte, mas ele nos mantém no caminho e na caminhada.

- Continuar lendo o material... Palestra Paulo Suess 


SIGA-NOS NO FACEBOOK