top criancaseadolescentes3

PROJETO ESTRELA

PROJETO ESTRELA

JORNADA AMPLIADA E APOIOS SOCIAL E EDUCATIVO
(Mogi das Cruzes – SP)

Oferece atendimento a 150 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, apresentando situação de carência socioeconômica, exclusão social e vulnerabilidade à violência.

Objetivo:
Proteção, desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes, tendo como principio um propósito de ações integradas entre família, escola e comunidade.

Seu público alvo: Crianças, adolescentes e famílias moradoras em bairros periféricos, pontuados como principais focos da demanda da assistência social, em razão dos seus índices de pobreza, fatores de risco, abandono, violência e desestruturação familiar.

Histórico:
No ano de 1987 foi iniciado na Creche o projeto ESTRELA ( Esporte , Trabalho , Reforço e Lazer ), visando atender as crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 16 anos . Esse projeto nasceu da realidade vivida pelas crianças que ao completarem 7 anos saíam da creche , perdendo importante vínculo institucional de apoio . Em sua maioria , não conseguiam nem terminar o primeiro ano escolar , por falta de incentivo aos estudos , acompanhamento e até mesmo recursos , resultando em aumento da demanda cuja escola era a rua .

Assim , com muito esforço e sacrifício , foi iniciado o projeto ESTRELA , que visa tirar crianças e adolescentes da situação de rua , oferecendo-lhes, através de esportes , trabalho , reforço escolar , lazer , atendimento médico , nutricional e psicopedagógico, a possibilidade de ingressar e permanecer na escola , diminuindo a evasão escolar ; a possibilidade de descobrir as próprias capacidades e adquirir confiança em si mesma , sentir o gosto de uma vida sadia e produtiva ; desenvolver o sentido de responsabilidade e liberdade .

Para dar continuidade às suas programações, a entidade vem obtendo com financiamento dos seus projetos junto ao poder público municipal, estadual e federal , além de parcerias com diversas organizações governamentais e não-governamentais. Também , para complementar os recursos financeiros, são promovidos eventos diversos como almoços e bazares beneficentes com a ajuda dos voluntários .

Com o passar dos anos, a Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração vem consolidando sua atuação junto à comunidade, sendo hoje uma referência de atendimento a famílias e pessoas que necessitam da sua assistência.
Atividades: desenvolve ações de proteção social básica direcionadas a crianças e adolescentes, oferecendo-lhes oportunidades de participação social e desenvolvimento integral. Trata-se de um espaço de convivência, amizade, realização pessoal, sonhos e vivência da cidadania. Seu leque de atividades é amplo e possibilita opções diversificadas de práticas como: música, teatro, cenografia, figurino, danças regionais, ballet clássico, jazz, judô, capoeira, natação, artes plásticas, fanfarra, rodas de conversa. Busca assegurar a prevenção a fatores de risco, pessoais, familiares e comunitarios. Uma forma agradável de demonstrar aos participantes o quanto são importantes, é a acolhida carinhosa dispensada a eles diariamente: as crianças e jovens são recepcionados individualmente no portão de entrada da entidade por seus monitores e coordenadores, tornando essa chegada mais alegre e envolvente. Seguem para suas salas de referência onde acomodam seus pertences, recebem boas vindas por parte do monitor responsável pelo grupo, com música ambiente suave na sala. A seguir, num bate-papo, falam de suas expectativas, seus sentimentos e sonhos, diminuindo assim, a agressividade. Depois desse momento de acolhida, seguem para o refeitório, onde são cumprimentados pela equipe da cozinha, comentando sobre o cardápio e a importância da alimentação saudável, com ingredientes naturais e nutritivos. Realizam orações de agradecimento pelo alimento e confraternizam-se à mesa, onde realizam suas refeições. Essa acolhida e descontração fazem a abertura para a seqüência das atividades do Projeto. Os participantes são recebidos com delicadeza em todos os espaços onde interagem, de forma a sentirem prazer em estar ali.

Relatam sentirem-se muito à vontade nesse espaço do Projeto Estrela. Quanto ao processo de aprendizagem, a expectativa é a de gerar alegria no ato de estudar, de conhecer, de ampliar seu universo cultural, motivados a uma busca constante. É através desse sentimento de alegria que encontram caminhos para realização dos seus potenciais e sonhos.
É bastante valorizada a compreensão do mundo atual com suas rápidas transformações , seu desenvolvimento tecnológico, a integração de países e mercados: a globalização. No que se refere às relações interpessoais, espera-se que adquiram recursos pessoais interiores para manter relacionamentos de qualidade: com colegas, professores, pessoas da comunidade, pais, irmãos e familiares em geral.

O respeito à natureza e ao meio ambiente é priorizado durante toda a programação, favorecendo a conciência da responsabilidade de cada um perante o planeta Terra.

Com a família as diretrizes são voltadas ao incentivo da participação dos pais nas atividades, visando o fortalecimento dos vínculos afetivos. Em situações especiais são elaborados diagnósticos pautados em estudos e visitas domiciliares, visando intervenção técnica social. Há atendimento psicológico individual e em grupo, favorecendo a superação de dificuldades de aprendizagem e conflitos do cotidiano.

 

SIGA-NOS NO FACEBOOK