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Projeto Sagrado Coração

 ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA CATEQUISTA DO SAGRADO CORAÇÃO

O PROJETO SAGRADO CORAÇÃO situa-se na rua Silvino Ferreira do Nascimento, 102, bairro Itapoã em Ivinhema - MS.

O PROJETO SAGRADO CORAÇÃO iniciou em julho de 1988, é uma entidade filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional , sem fins lucrativos , que visa apoiar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, sem distinção de cor, raça e religião, preferindo de modo particular os mais necessitados.

A pobreza das famílias dos atendidos leva os mesmos a se evadir da escola e procurar trabalho, confrontando-se com o mundo da droga, da violência, da marginalização e da prostituição. Este projeto tem como objetivo garantir uma vida mais digna para a criança e o adolescente, proporcionando-lhe um desenvolvimento bio-psico-social e a possibilidade da freqüência escolar.

OBJETIVOS:

• Tem como fim proporcionar as crianças/adolescentes amplas possibilidade de compreender o mundo em que vive e nele agir, a partir da utilização do conhecimento, constituído por meio dos componentes curriculares (reforço escolar), das várias atividades de formação e da ação docente, despertando em cada um suas aptidões em consonância com os valores éticos e morais.
• Fornecer através de um programa de Educação, Esportes, cultura e alimentação a possibilidade às crianças e adolescentes dê alcançar um desenvolvimento intelectual e físico para formação de uma consciência crítica e responsável que vive e respeita os princípios democráticos e de cidadania.
• Levar às crianças/adolescentes a adquirir o estímulo para responder com todo o seu potencial a aprendizagem escolar, evitando assim a evasão escolar.

FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS

• O Projeto Sagrado Coração, como instituição religiosa, visa proporcionar à sua comunidade educativa uma vivência baseada nos valores sociais tais como verdade, sensibilidade, autonomia, competência, sociabilização e respeito.

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

A proposta do Sagrado Coração está baseada em princípios piagetianos onde são respeitadas as etapas de desenvolvimento de cada faixa etária.

•  Desenvolvemos uma pedagogia fundamentada no processo de interação entre o sujeito cognocente e o objeto cogniscível, proporcionando condições ao educando de construir seu próprio conhecimento.

•  As atividades tem o objetivo de fazer o aluno pensar, raciocinar, refletir, questionar, criar, permitindo sempre novos desafios e novas experiências buscando a sua competência como cidadão.

FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Para o projeto Sagrado Coração a visão não tradicional veio trazer uma nova relação entre monitores – aluno – conhecimento. O aluno torna-se construtor de seu próprio aprendizado, sendo ele o centro do processo. Quem realiza a aprendizagem é o aluno, cabendo ao monitor a função de mediador mantendo uma relação interativa com esse aluno e o seu conhecimento.

O monitor do Projeto cria situações favoráveis e significativas de aprendizagem, tendo a preocupação de verificar e observar qual a bagagem de conhecimentos que o aluno traz consigo . Ao monitor cabe o papel de acompanhar , orientar , criar atitudes e procedimentos que auxiliem as crianças e adolescentes nas suas tarefas e dificuldades escolares .

ATIVIDADES:

EDUCATIVAS
Favorecem um caminhar próprio para aprendizagem, possibilitando a descoberta do conhecimento a partir de atividades lúdicas. A ênfase é dada àquelas atividades que se voltam para o desenvolvimento da capacidade sensitiva e criativa, como a pintura, a colagem, a música, os jogos recreativos e pedagógicos, o fantoche, a reutilização de sucata, entre outros.

Articula-se a arte, o lúdico e a educação, com a finalidade de fazer com que as crianças e adolescentes consigam construir uma linguagem oral, gestual e corporal própria, que expresse suas formas de compreender o mundo, sendo um estímulo permanente à imaginação e à criatividade, desenvolvendo novas possibilidades de ser e sentir.

ESPORTIVAS E ARTÍSTICAS
As atividades esportivas visam a adoção e desenvolvimento do esporte como via integradora das diversas dimensões e agentes do processo educativo, buscando favorecer as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas nas crianças e adolescentes atendidos, a partir de atividades VÔLEI, CAPOEIRA, DANÇA, TEATROS, MÚSICAS. A ênfase é dada nos aspectos educacionais da prática esportiva privilegiando a formação de valores, como a cooperação, a participação, a solidariedade, a autonomia, a criatividade, entre outros.

 

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