O Fundador e o Carisma
Pe. Eustáquio Montemurro, em 1908, contemplando o Cristo crucificado, recebe de Deus uma grande graça que muda radicalmente o rumo de sua vida. Sentindo-se profundamente amado e acolhido por Deus, intui a gravidade do pecado e o infinito amor de Deus que se revela em Jesus. Esta revelação gerou em Pe. Eustáquio uma disponibilidade constante a viver o amor e a reparação para colaborar com o plano salvador de Cristo.
O Amor do Coração de Jesus, que nosso Fundador contemplou através da ferida do Costado, tornou-se para ele o motivo dominante e inspirador da sua vida, a partir desta experiência ele deseja ardentemente identificar-se e configurar-se com Cristo crucificado.
Sua inspiração principal é de tornar-se apóstolo fervoroso do Sagrado Coração:
«Sacratíssimo Coração do meu Divino Amor,
que eu propague a tua glória,
que eu te torne conhecido pelas pessoas,
que eu me dedique todo,
todo ao Teu Divino culto
e seja um dos zeladores mais fortes
do Sagrado Coração».
Apaixonado por este AMOR, decidiu reunir homens e mulheres, que sentindo-se amados por Deus, o ajudassem a difundir por todos os lugares do mundo o amor do Coração de Cristo. Daí surgiram as Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração.
Para quê? Para que todas as pessoas, principalmente as mais infelizes, sofridas e pecadoras se sintam amadas por Deus e voltem-se para Ele.
«Senhor não te amam porque não te conhecem...
Que eu por Ti iluminado,
possa torná-Lo conhecido pelas pessoas,
mostrá-Lo como és misericordioso e generoso
e como ama as almas,
para que assim possam a Ti retornarem...».
Pe. Eustáquio Montemurro