Nossa Espiritualidade
Assim como nosso Fundador, nossa vocação consiste em testemunhar ao mundo a abundância do amor que Jesus tem por nós. Vivendo uma espiritualidade: Cristocêntrica, Eucarística e Mariana.
A nossa espiritualidade encontra o seu centro e a sua plena expressão na devoção ao Coração de Jesus, entendida como culto do amor de Deus para com os homens e ao mesmo tempo expressão do nosso amor por ele e pelas almas. A contemplação e a imitação do Coração de Jesus «fonte de todas as graças, fonte de máxima piedade, fonte de ardentíssima caridade», constitui o empenho primário para nós Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração.
O Sagrado Coração é para nós:
- o centro para compreender todas as coisas e com Ele aprender a amar.
- o sinal através do qual Deus transborda todo o seu amor por suas criaturas.
- a expressão máxima do grito de Deus: «EU TE AMO»!, por cada homem, principalmente os pecadores. Mas Deus não somente fala... Ele realiza!!!
Do Sagrado Coração se passa à Eucaristia, que é para nós o centro de nossas comunidades.
Fazer-se Eucaristia significa capacidade de doar-se a Deus e aos irmãos. Ser Eucaristia significa ser capaz de louvar o Senhor e oferecer-se como vítima em expiação dos pecados nossos e dos outros, junto a Grande Vítima imolada por cada homem: Jesus!
Ao lado do Coração de Jesus e da Eucaristia, temos como mestra e exemplo a pessoa de Maria, Mãe de Jesus e nossa.
Ao contemplar o mistério do Coração de Jesus, o nosso Fundador contemplou também «Maria, que se manteve fiel até a cruz, consentindo com amor a imolação da vítima por ela mesma gerada».
A Virgem das Dores, Mãe da Consolação, nossa medianeira junto ao Coração de Jesus e a ele estreitamente unida, é para cada uma de nós Mãe e Mestra neste caminho de amor para com Deus e para com os irmãos.
Com devoção imitamos as virtudes de Maria, pois ela é para nós, depois de Jesus, o ideal perfeito da alma amante e reparadora.